Você sabe o que faz uma imobiliária?

Taxas de custeio, iptu, ligação de água/ ou luz partilhada, obras e reformas.

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a necessidade de contratar uma imobiliária, quando querem colocar seus apartamentos ou casas para alugar. Uma boa forma de sanar essas dúvidas é conhecendo a área de atuação das imobiliárias.

 As imobiliárias são responsáveis pelo recebimento do aluguel, também a realização das notificações ao inquilino, informando-o sobre vencimentos do seguro-fiança; prazo do reajuste se aproximando, etc.

Outro dever da imobiliária é, no caso de imóveis residenciais, o fornecimento de resumo anuais junto ao Imposto de Renda do proprietário. Já para casos de imóveis comerciais, deve reter o imposto na fonte. A especificação nos contratos de que as imobiliárias não cobrem repasses de aluguel (quando o inquilino não paga) é prática difundida.

Normalmente a taxa média que as imobiliárias cobram para a administração de um imóvel é de 10% do valor do aluguel.

Dentre os serviços que uma imobiliária pode prestar estão: fazer o cadastro do cliente, avaliação do estado do imóvel, avaliação de futuro valor do aluguel, obtenção de cópias dos documentos do proprietário, elaboração de anúncios de imóveis para mídias (jornais, internet, outdoors), cadastrar interessados de um imóvel, proposta e avaliação da ficha de fiador e sua mulher.

Melhores casas para alugar em presidente prudente